As reputações, de Juan Gabriel Vásquez

As reputações, de Juan Gabriel Vásquez

EstanteMallarino é um caricaturista de jornal em Bogotá, que depois de longos anos é indicado para ser homenageado pelo conjunto de sua obra e pelos “serviços prestados” à sociedade colombiana.

Enquanto acompanhamos o a materialização e reconhecimento de sua importância, a ratificação de sua reputação de homem importante, descobrimos que há algo em seu passado que pode ter sido fruto de um impulso, de uma interpretação equivocada de acontecimentos que levaram à morte de alguém?

Como proceder diante da possibilidade de tudo isso vir à tona e destruir algo que ele trabalhou durante anos para ter, algo que lhe custou o casamento com Magdalena e o relacionamento com amigos parentes e com a própria filha?

Mallarino com a sua postura de “’Minha credibilidade está em jogo.’ Minha reputação está em jogo, pensava, sem dizer. E os sacrifícios tinha sido úteis; a reputação estava ali, a boa reputação e também o prestígio: Mallarino os conquistara à força; ele não se aliava a ninguém” (p.58).

São esses sacrifícios que são postos em xeque com a aparição de Samanta Leal, depois de um episódio ocorrido na casa de Mallarino 28 anos antes. Episódio esse que ela não se recorda e que precisa que lhe seja revelado pelas lembranças do caricaturista.

As reflexões sobre o trabalho que ele realiza, o mostrar de uma rotina de trabalho bem como o trabalho de memória executado no romance dão a sensação de que de fato estamos vendo de fato as coisas acontecerem, indo e vindo do passado, conversando com a mente do protagonista no que se refere as soluções que ele toma.

Dividido em três partes, o romance de Vásquez publicado pela Bertrand Brasil, Editora do Grupo Editorial Record, em suas 140 páginas é uma leitura agradável que nos faz pensar as ações que tomamos pela simples inferência de que algo aconteceu e das consequências trágicas que um ato impensado pode acarretar para a vida das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *