Em debate com Freixo, Crivella admite cortar verba da Parada do Orgulho LGBT

Em debate com Freixo, Crivella admite cortar verba da Parada do Orgulho LGBT

Em debate na noite desta sexta-feira realizado pela Band, o candidato Marcelo Crivella admitiu retirar a verba da Parada do Orgulho LGBT que acontece anualmente na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ele respondeu à pergunta de um eleitor que pediu a posição dos postulantes ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro sobre corte de gastos em tempos de crise econômica no país e retração do orçamento municipal. Crivella disse que não cortaria gastos com o Carnaval por gerar receita com o turismo na cidade. Freixo rebateu argumentando que a Parada também incrementa a economia local com a presença de turistas de outras cidades e sobretudo por ser um “instrumento fundamental de cidadania”.

“No caso da Parada Gay, existe hoje uma preocupação enorme da população do Rio de Janeiro com essas minorias que sofrem da questão da homofobia. É muita humilhação que (os LGBTs) passam por grupos que são radicais. Eu não digo que a Prefeitura coloque dinheiro, mas que mantenha a segurança, a limpeza, a segurança (do evento)”, disse Crivella.

Ao fim de sua fala, o bispo licenciado da Igreja Universal amenizou o peso da declaração anterior, apontando que será necessário “ponderar muito” a necessidade de cortar a verba da Parada. “Para defender a expressão democrática das minorias, esse aspecto, a gente deveria ponderar muito antes de fazer qualquer tipo de corte”, concluiu o candidato do PRB.

O candidato do PSOL, por sua vez, ressaltou a importância da Parada LGBT para a economia e para o exercício da cidadania na cidade. “O Carnaval dá retorno em dinheiro, mas a Parada Gay também dá”, disse Freixo. “A Parada Gay é fundamental porque é um instrumento pedagógico de combate à intolerância. Não são poucos os crimes de homofobia, não são poucos os crimes contra transexuais e travestis. É papel do poder público enfrentar isso e a legitimação dessa manifestação é importante”, completou.

Esta reportagem pretende perguntar ao candidato Marcelo Crivella se vai cortar a verba que a prefeitura dedica anualmente à Marcha Para Jesus.

Assista, a partir de 7:05, a pergunta do eleitor e a resposta dos dois candidatos

https://www.youtube.com/watch?v=1RrFy3EeM5o

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *